Greve dos municipários de Porto Alegre tem adesão de 70%
Mobilização na manhã desta segunda-feira, em frente
à prefeitura municipal. Crédito: Vinicius Roratto/ Correio do Povo
Setores como DMAE, DMHAB, DMLU, DEP e Obras estão mobilizados. Municipários reivindicam 18% de aumento de salário para todos os níveis e reajuste do vale-alimentação para R$ 18,00. Prefeitura de Porto Alegre apresentou proposta de 6,51% (compensa apenas as perdas com a inflação) para toda a categoria e reajuste de 9,95% para os servidores que recebem menos. Para o vale-alimentação, a prefeitura ofereceu reajuste de míseros R$ 0,78.
De acordo com informações do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), a adesão à greve, que iniciou nesta segunda-feira, é de 70%. Os servidores em atividade em serviços básicos, exigidos por lei, somam 30%. A avaliação é que 90% das escolas estão sem aula hoje. A Capital tem 96 instituições de ensino infantil, médio e fundamental.
Na área da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fechadas. Continuam atendendo os PSFs (Programa de Saúde da Família), já que são terceirizados, bem como o Centro de Saúde Modelo e o Centro de Saúde Santa Marta. No Hospital de Pronto-Socorro (HPS), apenas a emergência está aberta, assim como em alguns postos de atendimento.
Estão totalmente parados o Departamento Municipal de Habitação (Dmab), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria de Obras e Departamento de Esgotos Pluviais (Dep).
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) mantém a coleta de lixo, a capina e a varrição, por serem serviços terceirizados. O atendimento ao público está fechado. De acordo com o Simpa, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem alguns setores, como o de atendimento ao público, paralisados. No entanto, a assessoria de imprensa do Dmae esclarece que todos os setores estão funcionando normalmente.
Nesta terça-feira, às 14h, no Parque da Harmonia, os servidores realizam uma greve para discutis os rumos da mobilização.
* Com informações da Rádio Guaíba