Cooperação técnica entre Serpro e Procempa, duas empresas públicas de TI, garante funcionamento dos serviços de saúde no RS em meio à calamidade

Cooperação técnica entre Serpro e Procempa, duas empresas públicas de TI, garante funcionamento dos serviços de saúde no RS em meio à calamidade

A empresa pública federal de TI, SERPRO, e a empresa pública de TI do município de Porto Alegre, a PROCEMPA, fizeram um acordo de cooperação técnica para garantir o funcionamento dos serviços de saúde em todo o Rio Grande do Sul frente à situação de calamidade pública enfrentada no estado gaúcho. A parceria contou também com a participação do DATASUS.

A parceria determina que o SERPRO faça o backup de todos os acessos aos prontuários eletrônicos dos cidadãos e das cidadãs, desde o primeiro atendimento nas unidades básicas até consultas, exames e internações. Ou seja, um espelhamento em nuvem do Complexo Regulador de Saúde do RS, formado pelos sistemas GERINT (gerenciamento de internações em leitos clínicos e hospitalares), GERCON (gerenciamento de consultas com especialistas) e GERPAC (gestão de procedimentos de alta complexidade) – todos desenvolvidos pela PROCEMPA, mas utilizados também pelo Governo do Rio Grande do Sul. Os programas permitem uma qualificação no acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde) e uma unificação nas filas de espera em todo território gaúcho.

O Sindppd/RS saúda essa importante parceria que, mais uma vez, reafirma a necessidade de termos empresas públicas de TI, e em outros tantos setores estratégicos dos governos e da nossa sociedade, fortes e bem equipadas. Nosso agradecimento também aos dedicados trabalhadores e às dedicadas trabalhadoras do SERPRO e da PROCEMPA, que em meio à calamidade seguem trabalhando remotamente para manter os sistemas e serviços em operação. Mais uma vez as empresas de TI públicas, a exemplo do que ocorreu na pandemia, demonstram, na prática, que são decisivas para o funcionamento do estado quando as respostas precisam ser dadas de forma ainda mais urgente.

O DATACENTER mantido pela PROCEMPA segue funcionando, pois não foi alagado por ficar em uma área mais alta na Capital gaúcha. A decisão de fazer a parceria técnica com o SERPRO foi uma medida preventiva a fim de garantir de que esses importantes serviços não sejam descontinuados caso a situação em Porto Alegre piore ou demore a ser normalizada. Infelizmente, diferente do que ocorre na PROCERGS, a empresa pública de TI do Estado do RS, que está com sua sede alagada e teve que desligar o datacenter ainda na 2ª feira, afetando sistemas e serviços prestados à população. A direção da PROCERGS decidiu por não fazer parceria com o SERPRO, mas de procurar ajuda junto à PRODESP, de São Paulo, para retomar alguns serviços.

Além da PROCEMPA, o SERPRO também atua junto às necessidades do Judiciário estadual, um dos maiores usuários de recursos de informática no Rio Grande do Sul, e com o Metrô de Porto Alegre (TRENSURB), totalmente alagado e, agora, desativado. O SERPRO está criando uma réplica do centro de dados que foi desligado para manter a segurança.

Crédito da foto: Concresul/ Divulgação

Sindppd/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *