DATAMEC é incorporada pela Unisys Brasil e unidade fecha no RS
No dia 30 de Agosto, o Sindppd/RS realizou uma assembleia com os trabalhadores da Unisys para que pudessem discutir e deliberar sobre o enquadramento sindical deles à base da TI gaúcha. Cumpre destacar que, até então, esses trabalhadores pertenciam à base do sindicato dos comerciários.
Agora também faz parte dessa nova empresa, pós-incorporação, os 5 empregados da DATAMEC lotados em Porto Alegre. Parte destes foi demitida, no meio das falsas promessas de serem deslocados para home-office (trabalho em casa) por parte da empresa.
A sala em que a Unisys e a DATAMEC estavam sediadas, em Porto Alegre (Bairro Bela Vista), também está sendo fechada. A empresa terá a partir de agora apenas um posto de operações e de guarda de peças na Capital, de onde os técnicos movimentarão esses materiais. Neste mesmo processo, a filial da DATAMEC Salvador (BA) também teve encerradas suas atividades.
O Sindppd/RS está acompanhando os desdobramentos. Os diretores do sindicato participaram das reuniões e das negociações com a empresa, a fim de garantir os direitos dos trabalhadores. À medida que tivermos mais informações, divulgaremos.
Cabe destacar que a alegação da Unisys para a incorporação da DATAMEC e o fechamento de filiais, com a consequente demissões de colegas, a maioria com mais de 35 anos de empresa, foi de que precisa racionalizar custos e buscar outros contratos.
Ora, como a empresa vai buscar novos negócios, se opta justamente em dispensar seus recursos preparados durante longo tempo, com capacitação para atender outras demandas?
De fato, a empresa simplesmente quer jogar sobre as costas dos trabalhadores (aliás, como todas as outras), a responsabilidade dos prejuízos que ela vem enfrentando por conta de sua má administração.
Basta verificar a sequência de anos com lucros que a DATAMEC obteve desde o processo de privatização ocorrido em 1999, e que certamente foram transferidos para a matriz da Unisys localizada na Pensilvânia/EUA.
HISTÓRICO DA DATAMEC
A DATAMEC foi uma importante empresa pública de TI, com mais de 10 mil trabalhadores em todo o país, responsável por sistemas da Caixa Econômica Federal (entre eles, a Loteria Esportiva e o SIMUT/Sistema de controle e gerenciamento do Sistema Financeiro da Habitação) e pela apuração de eleições estaduais do RJ e de SP.
No final dos anos 1990, depois de anos de luta dos trabalhadores, ela foi privatizada durante o governo FHC na Bolsa de Valores para a empresa Unisys (EUA) – e desde os anos 1970, o seu controle acionário pertencia à Caixa Federal. Nessa operação, a empresa foi “vendida” por um valor muito abaixo do que realmente valiam seus ativos.
No pacote da privatização, foram mantidos os contratos que a empresa já possuía com o governo federal. Nesse repasse do público para a iniciativa privada, mais de mil trabalhadores foram demitidos em todo o país.
Também é verdade que, no período pré-privatização, já havia ocorrido centenas de demissões patrocinadas pelos emissários (em sua maioria, funcionários graduados da Caixa Federal que tinham o objetivo de enxugar a empresa e torná-la palatável para a privatização).
É importante registrar que no início do ano de 2003, o Sindppd/RS, juntamente com outros companheiros que faziam oposição à então maioria da direção da FENADADOS, encaminhou proposta para que se encampasse uma campanha de reestatização da DATAMEC. No entanto, a maioria do movimento sindical de TI não se incorporou à proposição, preferindo não se enfrentar com o governo Lula, que recém iniciava seu 1º mandato.
Tudo o que veio depois é consequência de mais esta derrota dos trabalhadores da DATAMEC!
Privatizada e com um quadro de funcionários bastante reduzido, a DATAMEC/Unisys se tornou uma empresa terceirizada, prestando serviços à Caixa Federal e ao Ministério do Trabalho. Com os serviços prestados ao Ministério do Trabalho sendo repassados para a DATAPREV, atualmente são oferecidos serviços exclusivamente para a Caixa Federal, em tudo que envolve a área de crédito imobiliário deste banco.
Vamos à luta, trabalhadores da Unisys!
Com a incorporação, a campanha salarial dos colegas da Unisys será a mesma que a dos empregados da ex-DATAMEC. É uma campanha nacional, que tem a participação da FENADADOS, FEITTINF e os sindicatos estaduais nos estados onde existirem trabalhadores da Unisys Brasil Ltda.
O Sindppd/RS faz parte da oposição à direção da FENADADOS devido ao papel desempenhado de não encaminhar as lutas e reivindicações da categoria, além do seu comprometimento com os governos e direções das empresas.
Temos construído, com OLTs (Organizações por Locais de Trabalho) do SERPRO e da DATAPREV de vários estados, com o Sindpd/SC e com diretores do Sindados da Bahia uma alternativa de luta e de organização dos trabalhadores: a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática).
Nosso objetivo é lutar junto com os trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho e em defesa dos direitos; lutar pelos interesses dos trabalhadores e não das empresas e nem dos governos.
Conheça mais sobre a FNI neste blog: http://fnialternativa.blogspot.com.br/
Nos vemos na luta!
Sindppd/RS
Gostaria de saber se vcs tem como conseguir um contato da datamec Salvador pois perdi o contato c um.parente querido que trabalhou nesta empresa na década de 90
Grata por RESPONDER
Queria reativar minha conta INSS