História do Sindicato

O Sindppd/RS (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado do RS) é resultado de uma longa e árdua luta dos trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação) do nosso estado. A preocupação dos trabalhadores em ter uma organização do setor veio à tona na década de 70 e era movida pela vontade de regulamentar a profissão. A primeira associação de classe foi criada pelos trabalhadores da Procergs (ASPROCERGS), mas tinha atuação limitada somente aos funcionários da empresa.

Anos 80

categoriaabos80categoria88

Com o intuito de agregar força para tratar de assuntos mais gerais do setor de TI, em 18 de Junho de 1977, 40 trabalhadores em processamento de dados criaram a APPD-RS (Associação dos Profissionais em Processamento do Rio Grande do Sul). Um ano e dois meses depois de fundada, a entidade já contava com 600 profissionais associados. A APPD-RS foi a primeira organização do setor no país e estimulou a criação das associações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As principais bandeiras da APPD-RS eram a regulamentação da profissão, a autonomia tecnológica, a formação profissional e a criação de um sindicato. Neste sentido, uma das primeiras ações foi a elaboração do projeto de lei que regulava a profissão de TI, criado por um grupo de profissionais de São Paulo e melhorado nos congressos das APPDs. Outras lutas foram travadas pelas associações da área de TI e renderam bons frutos mais adiante, como a redução da jornada de trabalho para 44h na década de 80.

 

Sindppd/RS: Rumo ao Sindicato!

O Sindppd/RS foi criado em 25 de Maio de 1985, em assembleia dos trabalhadores durante o 3º Encontro Estadual de Profissionais em Processamento de Dados, em Porto Alegre (RS). No entanto, a carta sindical, termo que regulariza o funcionamento do sindicato, foi emitida apenas em 4 de Março de 1986.


Anos 80

categoriaprocergsanos80 categoriadatamecanos80

 

Anos 90

anos90

 

Na época, o Sindppd/RS nasceu com a preocupação da regulamentação da profissão de TI, mas também debatia as condições de trabalho, a organização da categoria, a política nacional de informática e a mobilização da sociedade brasileira em torno das Diretas Já! e da nova Constituição Brasileira (editada em 1988). A questão da saúde foi prioridade no sindicato, tornando o Sindppd/RS precursor na luta pelo reconhecimento, prevenção e combate das doenças do trabalho, entre elas as LER (Lesões por Esforços Repetitivos).


Anos 2000