SETOR PRIVADO – Neogrid tem banco de horas irregular denunciado
O Sindppd/RS denunciou, na última sexta-feira (27/01), o banco de horas da empresa NEOGRID, de Porto Alegre, à SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ligada ao Ministério do Trabalho). Uma cópia da reclamação foi enviada também ao sindicato patronal, o SEPRORGS.
CLIQUE AQUI para ver a denúncia do sindicato
O banco de horas da NEOGRID foi implementado sem passar por análise do Sindppd/RS e do próprio sindicato dos empresários, como determina a cláusula 42 da CCT 2015/2016 (Convenção Coletiva de Trabalho do setor privado). O sindicato ainda repassou a reclamação de que a empresa está alterando, de forma unilateral, o ponto dos trabalhadores e está chamando os funcionários para trabalharem em seus horários e dias de descanso, sem qualquer tipo de notificação prévia – Cláusula 47 da CCT, relacionada ao SOBREAVISO.
No documento entregue à SRTE e ao sindicato patronal, o Sindppd/RS requere que o órgão fiscalize e autue a NEOGRID em relação às ilegalidades. O sindicato pediu ainda que a SRTE faça com que a empresa regularize a situação e pare de prejudicar os trabalhadores.
Colegas da TI: a CCT 2015/2016 e as leis trabalhistas são os direitos dos trabalhadores, conquistados com MUITA LUTA e que os empresários tentam constantemente flexibilizar e tirar. Não vamos deixar! É preciso fazer valer esses nossos direitos por meio do cumprimento e do respeito a eles pelas empresas.
Se a empresas de vocês descumprir, denuncie ao sindicato pelo e-mail secretariageral@sindppd-rs.org.br
Sindppd/RS