Campanha Salarial 2023/2024: informe sobre 1ª reunião de negociação na Procergs

Colegas da Procergs,

Em reunião nessa 3ª feira (20/06), recebemos a proposta da empresa. Agora, partiremos para a parte de avaliação da mesma. Já verificamos que contém algumas alterações importantes no Acordo Coletivo vigente (ACT); uma delas é a redução, para 90 dias, da validação automática do Acordo após o fim da vigência, que acontece em todos os anos no dia 30 de junho. Atualmente, o ACT é renovado por até 180 dias. Esta cláusula foi negociada em mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e é muito importante para a categoria.

Nossas experiências anteriores reforçam a necessidade de uma verificação profunda de todos os itens, para não sofrermos perdas que terão impacto profundo na vida funcional de cada um e de cada uma.

Ainda em reunião, sob o impacto da triste notícia do falecimento de mais um colega por conta de uma doença gravíssima, que já tirou a vida de outra colega recentemente, a representação do sindicato e da CT (comissão de trabalhadores) fez uma defesa veemente da necessidade de serem revistas, nesta negociação, as cláusulas que tratam do pagamento de benefícios fundamentais para as pessoas com doenças graves e seus familiares, tais como os auxílios refeição e alimentação, auxílio creche, a complementação previdenciária etc. A proposta dos trabalhadores e das trabalhadoras é de que, nesses casos, o pagamento seja estendido por mais tempo.

Já de início, a empresa apresentou disposição de pagar o INPC do período. É um avanço, mas a mesma deixou de apresentar proposta para a grande maioria das reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras, tais como a reivindicação que fizemos de construir um grupo de trabalho para tratar dos problemas do plano de cargos. Em relação à reivindicação, por parte dos trabalhadores e das trabalhadoras, de formação de grupo de trabalho para tratar amplamente do tema do home office, a empresa, até o momento, apresentou somente a proposta de clausular a existência do mesmo, mesmo sem ter negociado com a categoria.

Precisamos ter tranquilidade e muito cuidado para avaliar o conjunto das propostas e pensar em alternativas. Temos reunião agendada para a próxima semana para aprofundar todas as questões.

Só a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores pode trazer avanços nos direitos!

Comissão de Trabalhadores e Sindppd/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *