Campanha Salarial 2025/2026: trabalhadores rejeitam proposta rebaixada da Procempa

Por ampla maioria, as pessoas trabalhadoras da Procempa (empresa pública de TI do município de Porto Alegre) rejeitaram a primeira proposta da empresa para a Campanha Salarial 2025/2026. A reunião, virtual, aconteceu na terça-feira (13/05) e contou com a presença de grande número de trabalhadores e de trabalhadoras.
A proposta foi negada pela categoria, especialmente, porque o reajuste dos salários e benefícios pelo IPCA (inflação do período) está previsto apenas para janeiro do ano que vem e sem pagar o retroativo à data-base 1º de maio. Isso representa um prejuízo financeiro de pelo menos 7 meses aos trabalhadores, que ficariam até 2026 com os seus rendimentos ainda mais defasados e não recuperariam os valores de maio a dezembro deste ano.
Os presentes questionaram bastante o argumento da perda de produtividade utilizado pela empresa como sendo um dos motivos para o déficit de R$ 4 milhões da Procempa. Foi sustentado, de forma geral, que aumentar os dias presenciais de trabalho dificilmente irá aumentar a produtividade, pois a estrutura física do CAM (Centro Administrativo Municipal) não comporta todos os trabalhadores da empresa e apresenta sérios problemas de infraestrutura que, inclusive, influenciam negativamente no cumprimento dos indicadores.
Na assembleia, também foram feitas críticas às alterações no plano de saúde, extraplano odontológico, dias de abono e auxílio-farmácia.
O sindicato já comunicou a rejeição da proposta pela assembleia e aguarda nova mesa de negociação. Exigimos a recuperação integral das perdas com a inflação em nossos rendimentos e melhores condições de trabalho no local em que a Procempa foi alojada!
Siga o Sindppd/RS nos canais de comunicação:
INSTAGRAM: @sindppd
FACEBOOK: @sindppd
TWITTER: @sindppdrs
Sindppd/RS