DATAMEC – Unisys propõe 6% de reajuste salarial

Em reunião com representantes de trabalhadores no Rio de Janeiro, a Unisys ofereceu 6% de reajuste salarial. A proposta levada pelos trabalhadores foi de 6,2%. Empresa ainda apresentou novos valores para tíquete-alimentação. Assembleia dos trabalhadores gaúchos acontece na sexta-feira (28), às 16h.

Depois de muita pressão, a empresa Unisys apresentou uma contraproposta de reajuste salarial na quinta mesa de negociação, realizada com os trabalhadores na sexta-feira (21), no Rio de Janeiro. A empresa retirou a proposta de aumento por faixas salariais e ofertou um índice único de 6% – próximo aos 6,2% reivindicado pelos trabalhadores.

A Unisys também apresentou proposta em que aumenta o tíquete-alimentação para R$ 16,50, apesar de não cobrir integralmente a inflação; o valor pedido pelos trabalhadores da Datamec é de R$ 17,00. Sobre as questões relacionadas ao banco de horas, a empresa prometeu que o sistema estará ajustado em Setembro. A Unisys informou que já houve o pagamento das diferenças apuradas para mais de 300 empregados, através de folha suplementar ocorrida neste mês.

Punição à paralisação Os trabalhadores protestaram contra a possibilidade da empresa em descontar as horas paradas pelos funcionários no último dia 30 de Julho, em Minas Gerais. A Unisys deu o prazo de um ano para que os trabalhadores compensem as horas paralisadas. Já os trabalhadores pediam a anistia da mobilização. Os sindicatos presentes à mesa continuaram reivindicando o abono das horas paralisadas, por conta da campanha salarial.

A nova contraproposta da Datamec será avaliada pelos trabalhadores em assembleias em todo o país. Os trabalhadores de São Paulo já aprovaram a proposta em reunião na terça-feira (25). No Rio Grande do Sul, a assembleia acontece na sexta-feira (28), às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *