PROCEMPA – Campanha Salarial 2022 da PROCEMPA tem primeira reunião de negociação
Na tarde de hoje (23/05), recebemos os representantes da PROCEMPA na sede do sindicato para a primeira negociação do Acordo Coletivo 2022/2023. Estiveram presentes, por parte da PROCEMPA, o diretor administrativo, sr. André Guaragna; a Procuradora Geral, Dra. Viviana; a assessora jurídica, Dra. Regina; e a Gerente de RH, sra. Fernanda. Pelos trabalhadores, participaram os diretores do sindicato, Vera Guasso e Cristiano Ribeiro, e os colegas Reverton, Elisa, Andrea e Thiago Paim pela CT.
Os representantes da PROCEMPA apresentaram a sua proposta de recomposição salarial, que segue abaixo:
- A partir de 1º de julho de 2022, os salários dos trabalhadores da PROCEMPA serão reajustados relativo ao período revisado de 1° de maio de 2021 a 30 de abril de 2022, conforme parcelamento abaixo:
- 1° parcela de 4,00% em 1° de julho de 2022;
- 2° parcela de 3,00% em 1º de dezembro de 2022; e
- 3° parcela de 3,00% em 1° de abril de 2023.
- §1º Fica condicionada a aplicação da 3° parcela à manutenção do faturamento nos níveis atuais.
- Somatória da recomposição proposta é de 10%.
A proposta acima não prevê pagamento retroativo à 1° de maio; não paga o índice de 3,76%, que ficou em aberto da última data-base; e zera, isto é, não se discute mais qualquer diferença pendente com relação ao índice atual do período, de 12,13%. Apontaram também algumas alterações em cláusulas do ACT que ficaram de enviar ainda na tarde de hoje.
A representação dos trabalhadores entende que a proposta apresentada é insuficiente porque não repõe toda a perda do último ano e esquece a diferença que ficou pendente do ano passado. Este acúmulo de perdas fragiliza a empresa com a saída de trabalhadores para a iniciativa privada, salários defasados em virtude de vários anos de perda inflacionária, aumento expressivo da inflação, que diminui o poder aquisitivo do trabalhador etc. Importante destacar que o pagamento da terceira parcela, conforme parágrafo 3° da proposta apresentada, é condicionado à manutenção do faturamento aos níveis atuais, condição essa que não garante o pagamento deste índice.
Estamos fechando a data para realização da próxima assembleia, que a princípio será para quinta-feira, dia 26 de maio. Informaremos a todos e a todas!
CT PROCEMPA e Sindppd/RS