SERPRO – Redução da jornada para 6h: o que pensam os trabalhadores?
Em 28 de Julho, foi entregue para a direção da empresa o relatório final da Comissão Paritária da Redução de Jornada. Foram 7 meses de trabalho em que a representação dos trabalhadores, com a colaboração de colegas de todo o país, apresentou várias experiências de outras categorias, empresas de TI e estudos científicos no Brasil e no exterior que demonstram que a redução da jornada melhora o rendimento, o produto do trabalho, minimiza as doenças do trabalho, garante uma melhor administração da vida dos trabalhadores, a fuga dos horários de pico no trânsito etc.
Agora, temos que pressionar a empresa para que se posicione e atenda à reivindicação dos trabalhadores. O diretor Garrido, que recebeu o relatório, comprometeu-se a marcar uma reunião, mas ainda não temos data agendada.
A OLT de Porto Alegre fez um questionário para ouvir os trabalhadores. Vale lembrar que a paritária foi construída pela força da greve de 2015. A reivindicação era de redução de jornada sem redução salarial. Mas o fato é que a empresa tem divulgado interesse na redução da jornada com alguma diminuição salarial.
A intenção da pesquisa é saber o que pensam os trabalhadores e quais os seus pontos de inflexão. Clique neste link para participar da pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/1Bbv2wt0NzEH5PkuP2CJP96V3Y4C6IA7m9vQuOhnfNNA/viewform?edit_requested=true
Contamos com a tua participação!
OLT Serpro/RS e Sindppd/RS