Trabalhadores da Procempa dão início à Campanha Salarial 2025/2026

A pauta de reivindicações foi protocolada nessa 3ª feira (1/04) junto à direção da empresa.
CLIQUE AQUI para acessá-la
Mais de 100 pessoas trabalhadoras da Procempa participaram da assembleia de abertura da Campanha Salarial em 25 de março. Na reunião, realizada de forma virtual, a categoria construiu, coletivamente, a pauta de reivindicações, que foi aprovada por ampla maioria. Também deliberaram os demais itens do edital, incluindo a contribuição assistencial, com direito à oposição aos que não quiserem contribuir financeiramente com o Sindppd/RS.
A assembleia proporcionou um intenso debate entre os colegas e as colegas presentes. Bastante ativos e interessados, sugeriram várias alterações e adaptações para que a pauta refletisse as necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras. Entre as principais reivindicações econômicas, estão o reajuste salarial e dos benefícios pelo IPCA e recomposição de 10% nos salários; redução na participação paga pelo empregado no plano de saúde, bem como o aumento no teto global e no teto individual para o extraplano dentário e reajuste do auxílio farmácia; inclusão de cláusula nova, o auxílio escola do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio, entre outros.
Também querem melhorar as condições de trabalho. Para isso, reivindicam alterar o horário flexível de trabalho; permanecer com a jornada híbrida, fixando em um dia de trabalho presencial semanal para todos os empregados da empresa; aumentar o tempo de dispensa para os trabalhadores e as trabalhadoras que estudam; licença paternidade de 30 dias (atualmente são 20 dias). Inseriram ainda novas cláusulas, com pedidos para implementar um programa de participação nos lucros e resultados (PLR), estabilidade no emprego, reserva de cargos de chefias para serem ocupados por funcionários do quadro e realização de concurso público para repor o déficit de pessoas trabalhadoras, além de outros itens.

Os presentes na assembleia criticaram a situação precária enfrentada pelas pessoas que trabalham e passam o seu dia presencial na nova sede da Procempa, num prédio antigo no centro de Porto Alegre (RS). A comissão de trabalhadores e o sindicato avaliam a melhor forma de tratar desse tema.
A pauta de reivindicações foi protocolada nessa 3ª feira (1/04) junto à direção da empresa.
CLIQUE AQUI para acessá-la
Chamamos desde já todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras a estarem junto na campanha salarial. Participem das assembleias e demais atividades convocadas pela CT e pelo sindicato!
RESULTADO DAS DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA DAS PESSOAS TRABALHADORAS DA PROCEMPA EM 25/03/2025:
Foram 105 pessoas votantes ao total.
- Aprova a pauta de reivindicações debatida e construída na assembleia?
Sim – 104 votos
Não – 0 voto
Abstenção – 1 voto - Autoriza a diretoria do sindicato para instaurar negociação coletiva de trabalho, firmar Acordo Coletivo de Trabalho, ajuizar protesto judicial, solicitar mediação, instaurar dissídio coletivo no caso de insucesso das negociações coletivas, contestar dissídio coletivo e firmar acordos judiciais ou extrajudiciais, inclusive aditivos; conceder poderes à diretoria do sindicato para firmar acordos e constituir procurador no caso de ação judicial:
Sim – 104 votos
Não – 0 voto
Abstenção – 1 voto - Aprova a contribuição assistencial conforme acordado na assembleia?
Sim – 92 votos
Não – 3 votos
Abstenção – 10 votos - Aprova que o sindicato mantenha a assembleia aberta em caráter permanente enquanto continuar as negociações para avaliar a necessidade de mobilizações, inclusive de paralisação coletiva dos trabalhos?
Sim – 102 votos
Não – 1 votos
Abstenção – 2 votos
Siga o Sindppd/RS nos canais de comunicação:
INSTAGRAM: @sindppd
FACEBOOK: @sindppd
TWITTER/ X: @sindppdrs
Sindppd/RS